SOBRE DEPRESSÃO

Depressão é doença da alma.

É a resultante de uma trajetória de vida eivada de condutas em desacerto com as Leis da Vida. É o lado sombrio das frustrações que não soubemos ou quisemos superar.

Frustração é a privação de uma necessidade ou desejo. Nas faixas de evolução em que nos encontramos, é impossível viver sem elas. Muitas almas, todavia, não as aceitam. São rebeldes por terem feridos os seus objetivos e interesses.
O rebelde é alguém que deseja controlar a vida ao invés de vivê-la. Quer moldá-la para que seus objetivos individuais sejam atendidos. É um controlador que não se adequou aos estatutos da realidade e quer alterá-los, a que preço for.

A depressão é exatamente a doença que vai lhe imputar a sanção corretiva, retirando de suas mãos a capacidade de gerir os talentos da existência, conforme seus caprichos ou visões pessoais. Não se trata de castigo que venha de fora, mas de um efeito construído na vida mental ao longo de uma caminhada milenar. É um cansaço espiritual, um limite estatuído pelas Leis Naturais na reeducação dos filhos pródigos, que optaram pela obstinada atitude de esbanjar a herança confiada pela Paternidade Divina.

A rebeldia é o estado mental doentio que detona um colapso na vida emocional através de mutações destrutivas em que se expressa, tais como: a intransigência, a irritabilidade, a teimosia, o perfeccionismo, a rigidez, a revolta, quando em temperamentos austeros. Ou ainda a indolência, a queixa, o melindre, a mágoa, a indiferença e a solidão, quando em temperamentos apáticos. Instala-se sob seus reflexos um clima de irracionalidade capaz de patrocinar reações intempestivas e desequilibradas, raiando para a arrogância ou a indiferençaEm tese, rebeldia é a forma que a alma encontra para fugir de sua própria realidade.

Na depressão a criatura que colhe o resultado de milênios de personalismo exacerbado através do qual exerceu, egoisticamente, o poder de fazer da vida o que lhe convinha. Uma criatura acostumada a ter seus caprichos atendidos, sem consideração aos limites da convivência honesta e sadia. O centro mental de gravidade do "espírito rebelde" é a culpa que ele aprendeu a manejar e sufocar pelo desenvolvimento da ilusão e da traição consciencial.
A depressão é exatamente o desbordar dessas culpas que não cabem mais nos depósitos da subconsciência. Necessita ser expurgada num processo de limpeza. Surge então o remorso que, nada mais, é a pressão do subconsciente para expelir esse pus energético. Essa matéria mental da insanidade é constituída por vibrações de fortes teores, sendo capaz de adoecer ambientes e coletividades. A constituição molecular de seu campo psíquico tem enorme disponibilidade de criar mecanismos catalisadores, junto aos neurotransmissores cerebrais, como a noradrenalina e serotonina, sendo também um fulcro parasita de endorfina, criando mutações que anulam sua ação benéfica no organismo.

Somente uma "radiografia" da vida afetiva profunda da criatura lhe ensejará, ou a quem estiver disposto a cooperar com o deprimido, uma análise das raízes de sua enfermidade.
As medicações psiquiátricas devem ser tornadas à conta de recursos de apoio valoroso na amenização de crises e manutenção do humor em níveis razoavelmente satisfatórios para uma vida social. Todavia, somente uma incursão nas matrizes da rebeldia e suas máscaras, seguida de ações renovadas, constituirão medicação curativa e libertadora.

A pessoa que está com remorso apresenta, quase sempre, forte tendência ao desculpismo, torna-se muito questionadora e sempre prefere sua visão pessoal, do que a ajuda oferecida por quem lhe deseje auxiliar.

A atitude rebelde é uma forma defensiva do ego contra a "inferioridade inata", isto é, aquela que alma já traz ao renascer, depois de milênios no egoísmo. Uma forma de negar o self que conclama o ser a viver na humildade e na responsabilidade.

Responder pelas ações criminosas do Espírito habituado a esconderijos psíquicos, significa ter quecontrariar seus interesses, mudar concepções, ser honesto para aceitar sua vulnerabilidade, assumir para si sua falibilidade, elaborar suas culpas e, sobretudo, admitir seu sentimento de frustração perante a existência.

Para certos Espíritos enfermos reencarnados, o ato de acordar do sono físico já é por demais trabalhoso e opressivo.
As Leis Naturais devolvem-nos, individualmente, os frutos de nossas semeaduras.
É da Lei: teremos sempre muita dificuldade para aceitar aquilo que constitui o campo de nossos compromissos íntimos e intransferíveis, adquiridos pelo abuso.

Depressão é a resposta enfermiça da mente face os abusos do coração, subtraindo do enfermo o seu elã afetivo com o mundo, a fim de que aprenda a olhar para si mesmo e por si mesmo.
Depois de longa peregrinação na ação irrefletida e negligente para com os apelos da consciência, a alma é aprisionada na sua própria intimidade com a sanção de encontrar-se com sua realidade profunda, e promover sua melhora.

Para o intelectual astuto do pretérito, o fato de não ter estudado no presente será obstáculo suficiente para tornar a vida infeliz.
Para a abortista criminosa não punida pela justiça, o fato de não engravidar é uma pena dura o bastante para desistir de viver.
Para o político dominador, agora em posição de subordinação, ser apenas mais um membro no contexto social é desafio severo e fonte de inconformação.
Para o sovina e o esbanjador de outrora, será muito dolorosa a perda ou escassez de qualquer monta.
Para o desonesto e o traidor do pretérito, será muito incômodo presenciar ou sofrer em si os atos de infidelidade ou desconfiança.
Para o adúltero e o sexólatra das vidas sucessivas, será uma expiação o ciúme e a incompletude no uso das forças genésicas.
Cada um reagirá aos fatos e relacionamentos, conforme a natureza de suas faltas.
Para alguns, o fato de ser desclassificado em um concurso público, indica que deverá estudar mais, enquanto, para outros, será fator de tristeza e desistência.

A depressão surgirá, dessa forma, para uns em pequena desavença no lar e para outros através de falências de grandes grupos industriais. Não é o tamanho externo da prova que determina o surgimento da enfermidade, mas o compromisso consciencial da alma nela inserida. Para alguns é tão subliminar a motivação causal que dará a impressão de ter surgido do nada. Entretanto, é preciso asseverar que toda depressão tem um gatilho emocional. Este gatilho de natureza moral da depressão é a inconformação. Um simples objeto da casa deslocado sem consentimento, cria um campo de revolta qual fosse uma leve fagulha descarregada sobre enorme barril de pólvora.

E qual a solução para a depressão ?

Ainda que imbuídos das mais nobres intenções, somos levados a aceitar que os fatos da vida serão como devem ser.

Fazer o melhor ao nosso alcance para que o bem se instale é a medida da vida, criando os limites em favor de nossas necessidades de crescimento.
A aceitação consiste em entender os recados ocultos nas ocorrências de cada instante, e resignar-se frente àquilo que não podemos mudar por agora.
Isso não deve nos impedir de tentar novos caminhos, entretanto, sempre resignados, sem rebeldia.
A mensagem de amor de Jesus é o receituário mais completo para as lutas da depressão.
O processo da culpa que transborda na mente enferma solicita o concurso do autoperdão, da fé, do trabalho, da autenticidade, da oração, da honestidade emocional e da caridade.

Todavia, tal receituário bendito prevê que essas indicativas para aquisição da saúde, só terão efetivo valor quando aplicadas conscientemente no exercício das atitudes.

E Allan Kardec lançando o olhar sobre as lutas provacionais, indagou aos Luminares da Vida Maior na questão número mil de O Livro dos Espíritos: "Já desde esta vida poderemos ir resgatando as nossas faltas?" Na resposta, os Sábios Instrutores, confirmam a possibilidade do resgate das faltas e ressaltam a importância da atitude corretiva no seguinte enfoque: "Só por meio do bem se repara o mal e a reparação nenhum mérito apresenta, se não atinge o homem nem no seu orgulho, nem nos seus interesses materiais."

A pergunta básica seria: será que estou reparando minha condição espiritual ?

A palavra reparar, entre vários conceitos, significa dar melhor funcionamento ao que estragou. Recuperar, aprimorar. O objetivo da reparação é atingir o orgulho e os interesses materiais.

Assim ocorre com grande maioria de nós. Queremos tudo da vida oferecendo paupérrimas moedas de responsabilidade e lucidez, para depois reclamar de tudo e de todos, sem reconhecer nossa parcela de escolhas para que tudo chegasse aonde chegou. Isso tudo, é efeito do orgulho que nos consome em ilusões a respeito de nós próprios.
A depressão é a doença que nos faz voltar para dentro de nós mesmos e começar a trajetória de perceber na intimidade pessoal as causas de nossas aflições e desajustes.

Quais as manifestações mais comuns da depressão naqueles que comungam os ideais de melhoria espiritual? 


A forma mais expressiva é o estado íntimo de insatisfação crônica que assume diversas máscaras, tais como, irritabilidade, perfeccionismo, confusão nos pensamentos, angústia com dores no peito, prisão intestinal, aceleração dos batimentos cardíacos.
Esse conjunto de sintomas, por si só, motivam quadros psicológicos variados da tristeza profunda à euforia destrutiva.
O efeito mais cruel, porém, é no campo emocional, porque se instala uma apatia que leva a criatura a não querer viver. Um quadro sofrível de total indiferença afetiva que provoca a "morte interior", alimentando a descrença, o desânimo e a inconseqüência.

Então, trabalhar no nascedouro é evitar mais dor?

Trabalhar pelo controle íntimo é a tarefa reeducativa a que está intimado o deprimido.
Para isso, haverá de aprender a ceder, ser apenas mais um, não querer impor, aprender a deixar a vida fluir como ela é, perdoando-se quando não alcançar seus desejos, orando para asserenar a mente, e permitir a entrada dos raios de luz do Eu Divino sobre o maremoto da sombra agitada e rebelde.

A depressão então é um convite à educação espiritual?

Sem dúvida. Os deprimidos não podem se acomodar nos tratamentos medicamentos os e psicológicos, se anseiam se libertar.
A cura definitiva está na atitude, na renovação dos sentimentos através da criação de novos hábitos, na conduta de viver sentindo a vida como ela é, não a idealizando através da produção sistemática de formas pessoais de pensar e desejar.
Por fim, o deprimido é uma alma convocada ao perdão, perdoar a si, a Deus e ao próximo.
Limpar as mágoas resultantes das neuróticas exigências e procurar plenitude no ato de viver o presente, esquecendo o que passou e sem ânsia pelo que virá. 

Maria Modesto Cravo

Do livro :
Quem sabe pode muito, quem ama pode mais.
Wanderley Soares de Oliveira
Espírito José Mario

2 comentários:

  1. TIVER DEPRESSÃO E DEVO RESALTAR ,QUE NA MAIORIA DOS CASOS NÃO ENCONTRAMOS APOIO EM NOSSO PRÓPIO SEIO FAMILIAR. PASSEI POR TRISTE MOMENTOS, NO INICIO DO TRATAMENTO MEUS IRMÃOS COMENTAVAM E COMENTAR QUE ,INVENTEI A DOENÇA PARA PARAR DE TRABALHAR ,EU QUE SEMPRE DAVA AULAS AOS SÁBADOS DE REFORÇO AOS MEUS ALUNOS SEM COBRAR NADA E LEVAVA LANCHE ,COM O MAIOR CARINHO, SAIA DOPADA POIS NÃO TINHA AJUDA. CONSEGUIR A CURA GRAÇA Á AMIGOS VERDADEIROS IRMÃOS DE LUZ. E FICAVA TRISTE POIS , QUANDO NECESSITAVAM DOS MEUS CARTÕES SABIAM IR, NÃO GUARDO MAGÓAS ,MAS AÍ PUDE DESCORBRIR QUE CERTAS FAMÍLIAS É NOSSA EXPIAÇÃO NA TERRA. VEJA AGORA O QUANTO SÃO DESUNIDAS E BUSCO SEMPRE EM MINHAS ORAÇÕES LUZ PARA TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos por compartilhar sua vida.

      Muitos não compreendem o que é a depressão e que existem sofrimentos psíquicos de variados graus e tipos. Um dos componentes de nossa equipe vivenciou a depressão de seu sogro. Disse que depois de um tempo, os filhos começaram a "desconfiar", dizendo que parecia "frescura", "fingimento". Começou a conversar com eles buscando a sensibilização e entendimento, através de informações e reflexões de todos, e só assim foi "sentido" que ele estava em dor e sofrimento íntimo.
      Muito obrigado por suas palavras que nos proporcionou maiores reflexões e percebermos que todos, todos nós precisamos progredir, e que às vezes a dificuldade de nosso próximo faz vir à superficie, dificuldades que existem em nós.

      Jesus seja conosco.

      Afetuosamente
      Equipe SempreHáLuz

      Excluir